booked.net

472 ANOS DE SALVADOR

29 de março de 2021 17:37

aniversario de salvador 2

Primeira capital do Brasil, a cidade de Salvador completa 472 anos nesta segunda-feira (29). Além de ser a cidade mais populosa do Nordeste, com 2,88 milhões de habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município da Bahia é lar de muita história, que pode ser vista nas tradições, na arquitetura e na cultura local da data oficial da fundação para cá.
Segundo o pesquisador, do total de pessoas trazidas, “um terço era de soldados, um terço de profissionais especializados em construção — marceneiros, carpinteiros, pedreiros, etc. — e o outro terço eram degredados que ganharam a liberdade em troca do trabalho pesado na construção da primeira capital do Brasil”.
No ano de 1534, segundo o IBGE, a Baía de Todos os Santos, então capitania hereditária, foi doada a Pereira Coutinho pelo governo português. Assim, um povoado que incluía a Ponta do Padrão, atual Barra, começou a se formar, vindo a constituir a futura capital do País. Em 1624, Salvador foi invadida pelos holandeses e reconquistada no ano seguinte. Salvador foi capital e sede da administração colonial do País até 1763, quando a sede imperial foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro.




Fale com o Presidente

Nossos parceiros